domingo, 20 de março de 2011

CONSTRUINDO COM GARRAFAS PETs

Estamos vivendo tempos difíceis e perigosos. A poluição do meio ambiente, o desmatamento, a produção e acúmulo de lixo em todo planeta vem deixando a todos os habitantes do planeta terra preocupados com "onde armazenar e reutilizar todo este lixo", uma vez que não há espaço para isso.
Amenizar os efeitos maléficos ao planeta é tudo o que queremos. Desde pessoas simples e carentes, àquelas que são as "donas" dos meios de produção e riquezas neste mundo, todas estão preocupadas com o que fazer para melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. No entanto, há um grupo de pessoas que não somente estão preocupadas, mas estão procurando meios alternativos para botar em prática, materializando a todo projetos sonhados até o momento.
A construção de prédios e cisternas usando como tijolos garrafas Pets (plásticas) é um projeto um tanto ousado e curioso. Haja vista, que em nossa cultura nada mais se pode utilizar para levantar paredes, senão os tijolos e blocos de cimento. À medida que vamos conhecendo o projeto e vendo com os próprios olhos que são possíveis, sim, se construir com estes materiais, até agora um dos maiores vilões de contaminação do meio ambiente (porque o plástico leva uns 400 anos para se degradar e desaparecer do planeta) uma possibilidade surge, a de como evitarmos um desastre ecológico, pelos menos nos próximos 400 anos.
Melhor, é que não precisa ser expert (ou pedreiro profissional) para aprender a levantar paredes e fazer o que quiser e idealizar dentro da construção civil.
Aqui é somente uma pequena amostra de como se pode reutilizar as garrafas Pets para construir sua casa, um muro, uma cisterna, uma fossa etc. O bom disso, além de reduzir a quantidade de materiais prejudiciais ao meio ambiente, ainda se pode economizar nos gastos gerais de sua construção.
Dizem que uns 60% pode ser economizado, mas como tudo depende do material que vamos usar, pode até aumentar a porcentagem na economia geral.
O passo a passo pode mostrar como é fácil e divertido construir com garrafas Pets. Isso não significa que pode ser feito de qualquer jeito, porque há necessidade de alguns conhecimentos como prumo, nível, alinhamento, profundidade, ângulos, coisas que são necessárias para deixar sua construção firme e garantida. 
Nas fotos acima podemos observar como risca a área que vai se utilizar para fazer a base e como fica esta base com as garrafas já enfileiradas e amarradas. A foto onde está o homem ajustando as garrafas mostra como fazer colunas. Ele está usando garrafas Pets de 600ml.
A foto à esquerda mostra um homem levantando paredes em forma redonda (fazendo uma cisterna). Como pode se vê, há um cano enfiado no chão e dias varas que sustentam um ponteiro que faz a função de um "transferidor" para alinhar o circulo que ele quer.
Nada complicado, apenas exige-se atenção e cuidados com as medidas e figuras geométricas, o que é necessário em todas as obras de alvenarias etc.
Lembre-se que é uma arte, não somente uma construção como qualquer outra. Será a sua cara, o seu cartão de visita. É assim que costumam ser as moradias daqueles que a fazem com carinho.
Aí está o resultado de uma casa construída com garrafas Pets. Ficam lindas, aconchegantes, termicamente perfeitas (quando frio no exterior, quente no interior, e vice e versa). Até as calçadas e muros podem ser feitas com o mesmo material, como se pode ver aí na foto ao lado direito.
Existem projetos também para telhados com “Tetra Pack” (caixa de leite Longa Vida). Tudo nesta construção pode ser reciclado, por isso os custos podem chegar bem abaixo das expectativas normais. 
Observem que após o término da construção as pessoas só saberão de que material foi construída se você quiser.
Uma pergunta que nunca cala: "porque os governos não abraçam essa idéia?" Ora, os governos vivem de lucros e barganhas, logo jamais poderá implantar um projeto em que os bancos e as grandes empresas construtoras deixarão de ganhar muito. 
Esta é uma verdade cruel, mas fazer o que? O que precisamos é unir as forças e as idéias, e partir para tornar realidade ao povo carente, desprovidos de recursos e renda para construir suas moradias, todo esse projeto. Com certeza eles saberão agradecer quando estiverem protegidos com suas famílias numa dessas moradias até então inimagináveis. 
Para encher as garrafas Pets pode se usar as crianças numa brincadeira que elas vão gostar, e muito. 
Quer saber mais sobre este projeto e outros? Entre em contato pelo msn: mulherfluminense@hotmail.com ou pelo skype: jose.alfredo.dos.santos.filho - ou ainda pelo telefone 61 9311-3952. 

Nenhum comentário: